quarta-feira, 28 de março de 2012

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Prezados alunos da disciplina Metodologia de Pesquisa Cientifica da UESPI de União. Neste post serão disponibilizados semanalmente as aulas da disciplina.

Abraços

Prof. Jean Paz

Links:

AULA 01: PESQUISA CIENTIFICA NA  AGROPECUÁRIA, NOÇÕES DE LÓGICA E EPISTEMOLOGIA

Videos: AGRICULTURA - a origem PLANETA FAMINTO.

AULA 02: MÉTODOS DE CONHECIMENTO CIENTIFICO.

AULA 03: MÉTODOS CIENTIFICOS.

AULA 04: PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Parte 1.

AULA 05: PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Parte 2.


AULA 06: COLETA DE DADOS 
AULA 07: PROJETO DE PESQUISA
           Texto Compelmentar:  MODELO DE PROJETO DE PESQUISA
AULA 08: PRODUÇÃO CIENTIFICA
AULA 09: NORMAS DA ABNT  

                   Exercicio: CITAÇÃO
                   Exercicio: REFERÊNCIAS


AVISO IMPORTANTE  

Prezados alunos, devido a falhas na plataforma MOODLE irei postar as atividades propostas neste blog. Estas atividades deverão ser entregues até o dia 09 de Julho de 2012.

 

Atividade 01 - 04 

Atividade 05 - 09 


4 comentários:

  1. Agricultura na humanidade
    A agricultura foi um grande avanço da humanidade que surgiu através da necessidade de ficar em um só lugar ,sem que fique só mudando para sobreviver.
    Assim o homem conseguiu dominar a caça, pesca, e agricultura, que foi umas das maiores descobertas da humanidade o homem tinha uma forma de produzir o alimento para o seu consumo e dai surgi uma necessidade de aprimora as formas de planta colher.mais o homen percebeu que plantas eram mais recistente do que outras e ai começou a querer entender o que acontecia com essas plantas.na busca de entender isso entra a pesquisa.
    A pesquisa vem trazendo varias formas de produção e isso vem aumentando bastante o crescimento da agricultura. o mundo tem muitas pessoas como que essa pessoas vão se alimenta?Através de produtos agrícolas que e a base da alimentação mundial.
    O Brasil vem inovando nos meios de produção e por isso sua produção aumentou bastante antes o pais só produzia país próprio consumo agora já vem exportando bastantes seus alimentos e quem da essa contribuição e a pés quisa que e uma grande inovadora de meios produção.
    a população mundial e muito grande para isso tem que produzir bastante alimentos para abastece essas pessoas.e agricultura e capas de produzir alimento necessario para toda humanidade.
    A pesquisa vem trazendo varias forma de produção não so para o cunsumo direto, mais como na produção de energia ataves de cana de açucar por exemplo.essas produção causa prejuizos grandes au nosso solo e por isso são criados metodos para não danificar tanto o solo.
    Portanto agricultura e a pesquisa com suas inovações vem trazendo uma contribuição imensa para humanidade inteira se não tivesse agricultures no mundo como seria nossas vidas se não tivesse alimentos.

    ResponderExcluir
  2. Os avanços da agricultura Desde a era neolítica que o homo sapiens já lutava por caça pesca com o fim da era glacial o clima se tornou mais estável a natureza voltou a florescer. O oriente foi o cenário escolhido para toda essa fertilidade. Começa a se produzir o trigo mesmo saber o homem passou a selecionar sementes no qual era fértil com isso o homem passou a perceber q deveria plantar mais e mais para dali tirar seu sustento para e sua família ele viu que suas gerações estavam vivendo bem mais as sementes foram se tornando melhoradas o trigo e a cevada foram se propagando por toda Europa. Com todo esse surgimento da agricultura o homem passou a devastar florestas para cultivar suas plantações junto com a agricultura veio à criação de gado carneiro cabra porco cavalo. O homem cada vez mais procurando melhorias para manter vivas suas plantações ele começa a perceber que quanto mais a população cresce mais há a necessidade de se produzir alimentos são que as plantações aumentavam mais a terra continuavam do mesmo tamanho. Nos últimos 35 anos o Brasil passou de importador para um dos maiores exportadores de alimentos utilizando somente 9% de todo seu território a área de grãos e hortaliças aumentou. D e 1975 a 2010 o preço da cesta de alimentos caiu pela metade o agronegócio é o grande responsável por 37% de toda Mao de obra. A busca pelo consumo de energias renováveis como o etanol da cana de açúcar superou o consumo de gasolina no Brasil. Segundo dados apartir de 2020 a produção de energia a apartir do bagaço de cana pode obter níveis comparáveis como o da hidrelétrica de Itaipu com tudo isso a produção de cana aumentou de 89 para 696 milhões de toneladas. Pode-se imaginar que toda essa produção danifique os solos mais a importância das pesquisas faz com que isso não venha a devastar nossos solos como, por exemplo, o plantio direto na palha para evitar a erosão no solo. A conscientização do agricultor no que di respeito aos defensivos agrícolas nosso agricultores já retiram 94% das embalagens vaias dos nossos solos. O papel do agricultor nas nossas vidas é de grande importância ele é o responsável por colocar alimentos nas nossas mesas. A importância das fontes de pesquisa no meio rural principalmente no que di respeito à nova técnica tem ajudado bastante a preservar nossos solos e a qualidade de vida de nossos agricultores para que assim possamos a ter alimentos de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  3. A AGRICULTURA NO MUNDO
    Após a era glacial num local privilegiado ”crescente fértil” próximo do oriente; o homem deixa de ser nômade e passa a observar que algumas plantas estão, mas resistentes e produtivas. O homem percebe a necessidade de produzir para sua sobrevivência ;começar a desmatar plantar colher e a dominar algumas culturas em cada parte do mundo: na China arroz e milho, América milho batata e pimenta, no Egito apicultura, assim inicia-se a agricultura.
    A agricultura foi um das grandes descobertas da humanidade, se não a maior de todas, pois sem ela não haveria vida humana na terra. O mundo necessita de alimentos, a população só aumentar e novas práticas precisam ser adotadas para suprir a demanda mundial. O Brasil entra na batalha, país abençoado pelo seu vasto território rico em produtividade no qual se desenvolveu na base da agricultura nas grandes fazendas de café e na exploração do pau-brasil que justo faz o nome do país, corre atrás de técnicas que possa garantir sua participação na alimentação mundial.
    Nos últimos trinta e cinco anos o país transformou-se de importador em um dos maiores exportadores de alimento utilizando apenas 0.9% de seu território tornando-se uma grande promeça no quesito de produção alimentar. O planata está superpopuloso em 10 anos a demanda por alimentos aumentará e o produtor brasileiro atenderá 40% desta demanda. Hoje há 6.8 bilhões de pessoas no mundo em 2050, haverá 9.3 bilhões.
    Num entanto com as buscas por fontes de energia renováveis, mas uma vez as plantas mostram que não são apenas alimentos, mas também fonte de energia como é o caso da cana-de-açúcar, que produz etanol usado como combustível para veículos. E já superou o consumo de gasolina em 2010, podendo superá-la novamente quando a produção de etanol suprir a produção da gasolina e para isso será necessário um aumento na produção da cana. Em 2020 o processo de energia aparte do bagaço da cana poderá atingir níveis comparáveis ao da hidrelétrica de Itaipú.
    Portanto é necessário que aja a conservação do solo. As técnicas para produzir têm que evoluir tanto quanto para conservar. O agricultor brasileiro é o que mais devolve embalagens vazias de defensivos . Em 2010 foram, mas de 94% de embalagens plásticas retiradas da natureza. As unidades de conservação ambiental somam 115 milhões de hectares e as reservas indígenas 109.1 milhões hectares. O Brasil mantém 69.4% de sua cobertura vegetal nativa. Enquanto a Europa mantém 0.3%.

    ResponderExcluir
  4. A evolução da agricultura
    Desde o começo da era neolítica, o homem tentava sobreviver através da caça e pesca. Mas depois eles acabaram percebendo que as plantas podiam ser bastante produtivas.
    Então eles deixaram de ser nômades e se estabilizaram em um único local, começando a cultivar seu próprio alimento. Vários alimentos começam a surgir através do momento em que o homem descobre a agricultura. Alimentos como trigo e a cevada surgiram em toda a Europa e na índia, o arroz na china, milho, batatas e pimentas na América e a banana na Oceania e nova guiné. A partir daí o Homem começou a cultivar a terra e fazer suas primeiras tentativas de irrigação, para combater a seca. A agricultura foi a descoberta mais importante para a evolução da humanidade, pois a partir dela o Homem tornou-se capaz de cultivar seu próprio alimento. Mais tarde o Homem começou a domesticar os animais, devido a necessidade de proteger seus alimentos de ratos e outros animais, com isso o homem começou a domesticar gatos, pois eles se alimentavam dos ratos, isso mantia seus alimentos bem protegidos para o seu consumo e depois eles começam a criar cabra, carneiro, porco e a cava. Após o crescimento da agricultura a criação de gado se espalha por todo o planeta, a domesticação do cão, o carneiro e a cabra surgiram no próximo oriente. O homem começou a se aproveitar cada vez mais da natureza cultivando seus alimentos, criando seus animais e tendo seus próprios territórios.
    De 1940 a 2010 a população mundial dobrou com isso a necessidade por alimentos cresceu, mas as terras destinadas a agricultura ainda era muito poucas. Nos últimos anos o Brasil deixou de ser apenas um importados para virar um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, e utilizando apenas 9 % do seu território. Entre os anos de 1976 a 2010 a área plantada de grãos e oleaginosas aumentaram 27% e a produção aumentou 213%, com isso a produtividade aumentou 2,5 vezes. Em 1940 um agricultor produzia alimento para apenas 19 pessoas, já em 2010 um agricultor passou a produzir alimento para 155 pessoas, isso demonstra a grande evolução da agricultura.
    Com o surgimento do agronegócio foram surgindo também mais empregos, o agronegócio é responsável por 37% da mão de obra empregada.
    A agricultura foi a maior descoberta da humanidade, sem ela não haveria alimentos no mundo, ou seja, não haveria nada.

    ResponderExcluir