quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ETANOL

Após a crescente crise energética baseada nos hidrocarbonetos (Petroleo) durante as décadas de 80 e 90 o etanol surgiu como uma alternativa viável  de energia renovavel. O etanol é produto da fermentação alcolica dos açúcares presntes no dos vegetais, sendo que diferentes fontes de materia prima vem sendo utilizadas nos ultimos anos. O Brasil é pioneiro nesta tecnologia tendo iniciado  na decada de 80 através do PROALCOOL a sua hegemonia, atualmente para a utilização de produçãode alcool a cana-de-açucar vem sendo a principal matriz energetica, porém em alguns estados vem sendo utilizado a mandioca como alternativa. Nos Estados Unidos a matriz energética utilizada foi o milho apresntando garndes resultados, já  a Alemanha vem se destacando na produção de etanol a base de beterraba.
Gostaria de por em discussão através de dados técnicos, qual a  matriz energetica ideal?, quais as vantagens e as desvantagens de cada uma delas?
 

13 comentários:

  1. Atualmente estudos com cianobactérias tem mostrados resultados satisfatório com o potencial 20 vezes maior do que qualquer outra matriz que esteja sendo utilizada , podendo torna-se a principal fonte de bicombustível do mundo. Do ponto de vista ambiental, o biodiesel de microalgas libera menos gás carbônico na atmosfera do que os combustíveis fósseis, combatendo o efeito estufa e o superaquecimento, alem de ser utilizado para limpezas efluentes líquido. O biodiesel de microalgas ainda não é viável, mas no futuro bem próximo anos haverá empresas produzindo em larga escala.
    No entanto dentro das possibilidades atuais de matrizes energéticas ideal , vejo necessário prezar pela aptidão dos agricultores e observar o zoneamento agrícola da região para escolher um matriz. Prezo pelo aproveitamento de riquezas regionais, e não por introdução de culturas exóticas que na maioria das vezes os agricultores não possui aptidão agrícola. Minha sugestão seria o dendê que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocupa pouco mais de 96 mil hectares , o coco babaçu que ainda possuir 18 milhões de hectares , sendo 80% no estado do maranhão. Ambas as matrizes não possui estudos para viabilização de suas cadeias , entretanto poderíamos produzir uma quantidade significativa de etanol sem desmatar se quer uma arvore .

    ResponderExcluir
  2. Uma condição fundamental a ser observada para a viabilidade da produção bioenergética é a eficiência na captação da
    energia solar, associada à produtividade por unidade de recursos naturais utilizados. A produtividade vegetal depende, essencialmente, das condições climáticas(disponibilidade hídrica, insolação e temperatura) e da fertilidade do solo cultivado,variando de acordo com a espécie vegetal. Entre as plantas utilizadas para fins bioenergéticos, se destaca a cana-de-açúcar, cuja eficiência fotossintética é das mais altas entre todos os vegetais. Pela diversidade de alternativas de matérias-primas para a fabricação de bioetanol, é importante notar que as mais adequadas são aquelas que, em um sentido amplo, se mostram mais eficientes. Assim, cabe priorizar os cultivos que minimizem os requerimentos de terra, água e aportes externos de agroquímicos, entre outros aspectos. Além disso, a viabilidade econômica deve ser levada em conta: há pouco sentido em propor o uso de cultivos nobres e de bom valor de mercado( milho e beterraba) como fonte de
    bioenergia. A matéria-prima representa, tipicamente, entre 60% e 70% do custo final do bioetanol e a busca de alternativas de baixo custo é fundamental. A existência de co-produtos e subprodutos, de valor alimentício, industrial ou energético, é igualmente importante, na medida em que pode conferir uma desejável flexibilidade na produção bioenergética, a cana-de-açúcar permite produzir bem mais do que bioetanol, açúcar e eletricidade, entre os co-produtos tradicionais da cana, poderiam ser citados o melaço, a aguardente, o bagaço, a levedura, a torta de filtro e a vinhaça, enquanto a lista dos novos produtos, numerosa e variada, inclui desde realçadores de sabor para a indústria de alimentos até plástico para embalagens. Associando a disponibilidade de biocombustíveis a outras fontes de valor econômico, a efetiva redução das emissões de gases de efeito estufa possivelmente é um dos efeitos positivos mais importantes associados ao bioetanol de cana-de-açúcar. Ou seja a melhor matríz energetica e aquela que produza de forma eficiênte no ambiente em que foi emplantada. No Brasil ainda é a cana de açucar que tem essa maior eficiência.

    ResponderExcluir
  3. o etanol e obtido a partir do processo de fermentação dos açucares contido nos vegetais. o ETANOL DO MILHO quanto aos aspectos ambientais e econômico tem as suas possíveis vantagens anuladas quando este utiliza para sua obtenção a queima de gás e carvão propiciando a emissão de gases poluentes, outro fato e que a produção de etanol a partir deste grão pode ocasionar uma contaminação do solo devido a periodicidade no uso de fertilizante químico. o ETANOL DA MANDIOCA sofre bastante por falta de incentivo do governo. em termo de produção o etanol da mandioca supera a cana se considerado o rendimento por tonelada, o grande gargalo seria o rendimento por Área de cultivo onde a cana teria quase quatro vezes mais volume. o ETANOL DA BETERRABA tem processo de extração semelhante ao do milho por utilizar a queima de carvão, gás e diesel fontes mais sujas e que encarece a produção, a safra dura menos de um trimestre permitindo que as usinas fiquem por mais tempo ociosas, anualmente precisam ser replantadas por sementes o que onera os custo de produção. o ETANOL DA CANA e o que apresenta mais vantagens mediante as outras culturas e são elas a utilização do bagaço como fonte renovável de energia para movimentar as usinas, o excedente de energia e vendido as rede elétricas, apresenta maiores rendimentos médios por hectare, sua safra corre por nove meses garantindo um maior tempo de funcionamento das usinas alem do fator tecnológico pois hoje o Brasil dispõem de alta tecnologia para o cultivo da cana.
    segundo Lester Brown presidente do instituto de pesquisa de Washington de desenvolvimento sustentável diz que a produção brasileira de etanol e bem mais vantajosa por gerar lucros energéticos quase oito vezes maior que o etanol americano

    ResponderExcluir
  4. A cana -de-açucar é, de longe, o biocombustivel que apresenta a melhor relação custo/beneficio no mercado (muito mais do que o etanol de milho), e poucas regiões do mundo tem uma combinação tão boa de solo, clima, terra disponivel e custo de mão-de-obra para o cultivo da cana como o Brasil. Além disso, a tecnologia para destilar o etanol de cana e mistura-lo à gasolina é comparativamente barata e facil de obter. Praticamente todos os novos automoveis e a maioria dos mais antigos podem funcionar com gasolina misturada a ate 10% de etanol e milhoes de carros flex-fuel funcionam tanto com um quanto com o outro combustivel, assim como com sua mistura em qualquer proporção. China, India e a maioria dos paises industrializados já adotaram ou estão estudando metas para a mistura etanol-gasolina, o que poderia criar um vasto mercado internacional para o etanol num futuro proximo.

    Att,

    Eng. Agronomo: Kleiton Conceição

    ResponderExcluir
  5. Analisando as matrizes energéticas existentes para produção de biocombustíveis, e considerando a sua produtividade, qualidade e seus impactos, tanto de ordem sócio-econômica, quanto ambiental, é necessário observar não só esses fatores, mas também a questão da organização da cadeia produtiva de cada matriz.
    Vejamos que já se passaram 30 anos do lançamento do PROALCOOL, programa pioneiro de produçaõ de alcool carburante, voltado para abastecer a frota automotiva nacional, tanto para adição na gasolina quanto para abastecimento de motores exclusivos a alcool. Uma verdadeira revolução na cadeia produtiva da cana de açucar, que teve como âncora a solída base ciêntifica construída desde os anos 60 com programas de pesquisas.
    Apesar de em épocas passadas, os preços internacionais e nacionais terem desestimulado esse setor do agronegócio e de muitos agricultores terem reduzidos o manejo cultural, diminuindo com isso a sua produção, atualmente a taxa interna de retorno tem aumentado significativamente, fazendo com que o setor tenha um novo impulso. Nesse sentido, a concretização e uso das demais matrizes seriam para um futuro muito distante, pois vários são os gargalos para introdução de um novo combustível.
    Haja vista as vantagens e desvantagens dos combustíveis verdes, o etanol produzido a partir da cana-de-açucar se destaca sobre os demais tipos: A primeira é a limpeza, onde para cada litro de gasolina utilizado na lavoura são produzidos 9,2 litros de etanol. A segunda é a produtividade, chegando a 7.500 litros de etanol/ha plantado de cana.Além disso, a cana-de-açucar pode produzir o combustível líquido a partir da biomassa, com a mais alta relação de vantagem em todo mundo na comparação com as energias fósseis. Portanto, o etanol é o único que alia maturidade tecnológica e baixo custo de produção.
    FRANKLIN

    ResponderExcluir
  6. O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível, seguido pelos EUA. O etanol é uma das mais conhecidas fontes de substituição aos combustíveis fósseis para a geração de energia. Dentre essas fontes energéticas se destacam: a cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca. Cada uma com suas peculiaridades que fazem de seus países produtores investirem altos preços em tecnologias para que essas culturas expressem o Maximo possível de seus potenciais.
    É notório saber que o clima e o mercado é um dos principais fatores que interferem em um determinado país optarem por uma ou outra matriz energética a ser explorada. Dessa forma pude analisar que no Brasil a cana de açúcar é sem sombra de dúvida a melhor matriz de energia em relação às outras... Dentre as vantagens estão: a limpeza, a produtividade, vasta porção de terra agricultável, ótima posição geográfica, é renovável, pouca emissão de poluentes, alto poder de reabsorção do CO2 emitido na queima do álcool, emprega mais gente, reduz consumo do petróleo em 200 mil barris/dia, baixo custo. E dentre suas desvantagens estão à eficiência energética, queimadas, o uso de poluentes na produção como fertilizantes e pesticidas, o emprego de mão-de-obra pouco qualificada, geração de subprodutos poluentes na produção.
    O milho é outra matriz bastante importante na produção do etanol, e os EUA sai na frente em relação aos outros países. No Brasil, o etanol do milho não é muito viável em se tratando da cana de açúcar, devido uma série de fatores que encarece a produção, como: enorme quantidade de carvão queimado, altas emissões de gases de efeito estufa, muitos produtos químicos utilizados para o plantio, grandes possibilidades do aumento do preço dos grãos afetarem o preço dos alimentos, pouco período para produção devido ao clima. Mas, o milho possui suas peculiaridades que fazem alguns países optarem por ele como os EUA e dentre suas vantagens estão de que ele não polui o meio ambiente como fazem diversos combustíveis fósseis, cultura simples de se cultivar, a colheita fácil, maior possibilidade de tempo para o armazenamento dos grãos.
    Outra alternativa para obtenção do etanol é a beterraba, mas, assim como todos os outros produtos tem seus prós e contras, a beterraba não seria diferente. E suas desvantagens é o alto custo na produção, já que a beterraba precisa ser replantada todos os anos por sementes, e o seu ciclo em certos países dura em torno de 3 meses e o tempo de estocagem é baixo , fazendo com que as usinas tenha pouco tempo de funcionamento e, consequentemente poucos investidores nesse negócio. Além de que as usinas de beterraba normalmente geram eletricidade queimando carvão mineral, gás ou óleo diesel, fontes mais sujas, não renováveis, e que encarecem o custo. Por outro lado, é cultura bastante rentável ede ciclo rápido.
    A mandioca é uma realidade cada vez mais próxima de matriz energética usada para obtenção do etanol no brasil. E uma das vantagens é a sua adaptação, todos os tipos de mandioca podem ser usados para a produção de biocombustível, possuem inúmeras facilidades para ser transformada em etanol, baixo custo, baixo consumo de energia no processo e não interfere tanto no meio ambiente. Além, de que não significa concorrência com o etanol de cana-de-açúcar, mas sim a possibilidade de ocupar outros nichos agrícolas, como a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Oeste. Mas, falta incentivo do governo.

    Eng. Agrônomo José Cláudio de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Um novo produto exige um investimento em pesquisas relacionadas ao plantio de oleaginosas, extração de óleos vegetais e reações químicas, fornecendo informações relevantes para tornar o processo otimizado.Por isso aida defendo a cana de Açucar como matriz energetica para produção de etanol, associada ao amendoim pois o amendoim pode ser plantado nas áreas de cana-de-açúcar para recuperação do solo. Também por possibilitar essa associação a produção de etanol e também por conter um alto teor de lipídios, essa oleaginosa seria viável como matéria-prima para o biodiesel.

    ResponderExcluir
  8. Para os Unionenses(devo levar isso em consideração pois moro em União) concerteza a cana-de-açúcar ganha disparado, primeiro porque para se produzir etanol de outra cultura diferente da cana-de-açucar, seriam necessários maquinários caros, já com a cana esses maquinários já estão mais faceis na CONVAP.
    As principais vantagens da cana-de açucar é que ela é uma planta de crescimentos rápida e anuale e o produtor só vai precisar renovar o canavial após 5 anos, vale lembrar que ela tem elevado poder de absorção do principal responssável pelo aquecimento global, que é o gás carbonico. Outra vantagem da cana é que a arquitetura e as características de suas raízes possibilitam uma captura eficiente de nutrientes e uma absorção eficaz de carbono do solo, fatores que também minimizam a geração de gases causadores do efeito estufa
    Nas condições existentes no Brasil, a produção do etanol de cana apresenta elevada eficiência energética, pois requer consumo muito baixo de energia fóssil, o que também contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Outra vantagem é que os subprodutos da cana são utilizados no próprio ciclo produtor de álcool, como fonte de energia elétrica obtida pela queima do bagaço, e como fertilizante da terra utilizada no plantio, através da chamada vinhaça, tornando uma usina de álcool auto-dependente.
    A desvantagem é que como não vai existi rotação de culturas, já que é uma planta de 5 anos, vai haver um desgaste execivo do solo. Para realizar o corte da cana ainda se usa o metodo das queimadas que podem causar doenças respiratórias e outros problemas, vale lembrar que o alcool não resolve o problema da dependência do petróleo

    ResponderExcluir
  9. Os Bicombustíveis são combustíveis de origem biológica. O biodiesel é um combustível que pode ser produzido a partir de uma série de matérias-primas, para se ter uma idéia, existem cerca de 180 plantas com potencial para servir como fonte de biodiesel. No entanto em termos de tecnologia de produção em escala comercial, ainda não há conhecimento para aproveitar nem a metade dessas plantas. As mais utilizadas são, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, babaçu, girassol, entre outros.
    CANA-DE-AÇÚCAR vantagens: A cana-de-açúcar permite produzir bem mais do que bioetanol, açúcar, eletricidade, o melaço, a aguardente, o bagaço, a levedura, a torta de filtro e a vinhaça, desvantagens além de uma série de problemas ambientais que podem ser originados pela intensificação das plantações de cana-de-açúcar: perda de nutrientes do solo, erosão, desmatamentos, etc. Um dos grandes desafios das usinas é reduzir a quantidade dos subprodutos (bagaço e vinhaça) gerados durante a fabricação de etanol.
    DENDÊ vantagens: O dendezeiro só necessitar de renovação a cada 25 anos. Estima-se que 1,0 ha de dendê, aos quinze anos, tenha seqüestrado 35,87 toneladas de carbono ou 90 t de matéria seca, além de permitir a co-geração de energia, em função do potencial energético dos resíduos da extração do óleo, representados por: 1271,5 kg de cachos vazios, 710,5 kg de fibra e 222,5 kg de casca, para cada tonelada de óleo produzida. E de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocupa pouco mais de 96 mil hectares, além da vantagem do poderíamos produzir uma quantidade significativa de etanol sem desmatar se quer uma arvore. Desvantagem: não possui estudos para viabilização de suas cadeias.MILHO vantagens Nos Estados Unidos a maior vantagem do etanol de milho é a abundante disponibilidade de plantações de milho no país. Existem dois métodos pelos quais o etanol de milho é processado - moagem a seco e moagem úmida, sendo que ambos se diferem um do outro pelo modo como o grão é tratado nos estágios iniciais de produção relativamente fácil, já que em apenas seis meses é possível cultivar de milho apropriado para a produção de etanol. Desvantagens: Os críticos do etanol de milho são da opinião de que os proponentes não levam em consideração a enorme quantidade de eletricidade usada para o processamento do etanol, também com o uso do milho aumenta o preço dos grãos e afeta o preço dos alimentos.

    ResponderExcluir
  10. CONTINUAÇÂO.....
    GIRASSOL vantagens: O girassol apresenta elevado teor de óleo nos grãos (38% a 53%) e ampla adaptação às diversas regiões brasileiras, produz entre 2 mil e 2,5 mil quilos de sementes por hectare. Isso significa que ele pode gerar em torno de mil litros de biodiesel por hectare. Pode-se extrair o grão e após um processo de esmagamento, o óleo é extraído e utilizado na produção de biodiesel. Desse esmagamento sobra a torta destinada à ração animal. O produtor de girassol pode ainda alimentar seu rebanho com os restos das plantas (folhas, caule e capítulo) sob forma de forragem. E ainda tem a possibilidade de o agricultor aumentar sua lucratividade produzindo mel e pólen a partir das flores de girassol. O mesmo tem as raízes profundas fazendo com que ocorra uma ciclagem de nutrientes no solo deixando-os mais férteis a partir do momento que estes nutrientes são trazidos para mais próximos a superfície do solo, onde serão mais facilmente utilizados por outras culturas que forem implantadas após a colheita do girassol. Falta de tecnologia já não é mais problema para o cultivo do girassol no Brasil desvantagens o único entrave ainda é falta de informação das indústrias sobre o potencial do mercado. "É preciso aumentar o número de indústrias que compram o produto, porque as empresas que já estão no mercado trabalham em sua capacidade máxima de esmagamento de grãos. Há necessidade que outras indústrias façam parte deste negócio.
    MANDIOCA vantagens: comparando em termo de produção o etanol da mandioca é superior a cana se considerado o rendimento por tonelada, desvantagens: seria o rendimento por área de cultivo, onde a cana teria quase quatro vezes mais volume.
    Mamona é importante para o semi-árido, por se tratar de uma oleaginosa com alto teor de óleo, adaptada as condições vigentes naquela região cujo cultivo já se de tem conhecimento agronômicos suficientes. Entretanto, deve-se ressaltar que, não é qualquer tipo de semente de mamona que cultivada apresentara uma boa conversão equivalente em óleo,
    Analisando todas as vantagens e desvantagens, o cultivo da do Girassol seria a possível alternativa para produção e aproveitamento das áreas já plantadas atualmente com Cana-de-açúcar em União.

    ResponderExcluir
  11. Dentre todas as matrizes energéticas, citadas acima, minha sugestão seria a mandioca(Manihot esculenta Crantz).
    Principais vantagens:
    A)não havendo necessidadae de queima, como ocorre nos canaviais;
    B)melhor qualidade do etanol, obtendo maoir pureza, com relação a outras matrizes energéticas;
    C)adaptação bem satisfatória, em solos poucos ferteis;
    D)o cultivo da mandioca, é mais amigavél ambientalmente.
    Desvantagens
    A)o etanol da mandioca é bem mais caro com relação a outras matrizes;
    B)longo periodo de tempo para a colheita(120 dias).
    Não é uma fonte de matéria-prima que vai substituir a cana-de-açúcar na produção de etanol, mas pode se constituir uma opção para produtores de menor escala e nichos especificos.A produção de etanol de mandioca depende do aumento de produtividade no campo para viabilizar economicamente a utilização dessa matéria-prima.Havendo a necessidade de mais estudos de sistemas de produção que considerem os consorcios com outras culturas alimentares(ex:batata doce e amendoim)para que o preço da materia-prima seja competitivo.
    eng.agrônoma:ANA PAULA CALAÇA

    ResponderExcluir
  12. O etanol tem sido considerado uma alternativa para diminuir os problemas ambientais e energéticos no mundo em razão da escassez e alta dos preços dos combustíveis fósseis e da poluição por eles causada. O Brasil encontra-se em uma posição privilegiada no que se refere à produção de etanol, por apresentar vantagens na tecnologia de produção, possibilidade de liderança na agricultura de energia e mercado de biocombustíveis sem ampliar a área desmatada ou reduzir a área destinada à produção de alimentos.Pois teme-se que o aumento das areas destinadas a cana afete a produção de alimentos
    O etanol brasileiro é tem com matriz energetica a cana-de-açucar diferentimente dos EUA que tem o milho como fonte energetica e a alemanha que tem com fonte a beterraba. Porém para mim a cana-de-açucar representa a melhor matriz enegertica para a produção do etanol renovavel, pois o etanol da cana tem um menor custo em relação ao etanol do milho e da beterraba. Além disso se produz três vezes mais álcool por área com a cana do que com o milho, e mais a tecnologia empregada no Brasil é a mais avançada em termos de extração de biocombustivel no mundo.
    Por isso a cana-de-açucar, de longe, do ponto de vista econônomico, energético e ambiental é a melhor alternativa para a produção de biocombustivel.
    RODOLFO CÉSAR

    ResponderExcluir
  13. o Tipo mais difundido no Brasil é o alcool da CANA-DE-AÇUCAR.Sua principal vantagem é a menor poluição em comparação aos combustíveis derivados do petróleo.A cana-de-açucar é um produto completo porque produz açúcar,alcool e bagaço cujo vapor gera energia elétrica.
    desvantagens:o fato de não resolver o problema da dependência do petróleo,devido a inflexibilidade no refino do mesmo..há também a questão ambiental o que acarreta graves problemas climáticos e edáficos com elevação das temperaturas e da erodibilidade dos solos.
    MANDIOCA-tem grande rendimento ´por tonelada.desvantagens:pouco rendimento por área de cultivo.
    DENDÊ-Possui o melhor custo benefício por ter um maior aproveitamento na extração do óleo,base do biodiesel.apesar do alto rendimento a cultura tem desvantagens reconhecidas no ponto de vista ambiental,o empobrecimento do solo onde a cultura é cultivada em médio prazo e alto grau de desmatamento das florestas.
    MAMONA-vantagem:é uma alternativa rentável de lucros ao produtor rural e pode ser útil a uma sociedade cada vez mais preocupada em reduzir a emissão de poluentes e preparada para uma eventual crise no fornecimento do petróleo.
    GIRASSOL-vantagens:com um teor de óleo que pode oscilar entre 38 e 48%,dependendo do solo,do clima e do tipo de adubação usada rende cerca de 600kg de óleo por hectare.
    quanto a outras oleaginosas no girassol o teor de óleo varia em torno de 40% enquanto em outras oleaginosas esse percentual fica em torno de 20% como é o caso da soja.desvantagens:falta de informaçoes das indústrias sobre o potencial do do mercado.Diante dessas informações considero a cana-de-açucar como melhor alternativa fazendo algumas mudança de plantio como fazer consórcios afim de recuperar o solo.NATÁLIA.

    ResponderExcluir